Tem carteira de motorista brasileira categoria B e quer trocar pela carteira francesa? Aqui a gente explica os passos mais gerais para você não se perder na estrada.
Mas atenção, a lista de documentos que colocamos aqui NÃO é exaustiva. Sempre consulte e siga as instruções do site oficial do governo.
Muitas vezes eles podem mudar procedimentos, papeis e outros. Além disso, quem nunca ouviu alguém falar – “comigo foi diferente” ? Pois é, apesar de ter as regras que se aplicam de forma geral, algumas pessoas tem uma particularidade na sua história na França, ou as vezes é sorte ou azar mesmo (um dossier que é perdido ou outro que é analisado em tempo recorde).
Se alguém quiser saber, por curiosidade, sobre nossa experiencia, lá vai. Antes do processo ser online, tinhamos que enviar os papeis para Nantes (aquele que não moram em Paris 9500) e assim o fizemos. Nosso processo foi super rapido e super tranquilo.
Depois de enviar os papeis e em um mês de analise já pediram a carteira original. A gente não sabia que só podia ter uma carteira de motorista (e por isso teoricamente eles enviam a nossa original do Brasil de volta para o governo brasileiro).
Sim, “lorsque le permis français est délivré, le permis étranger est retiré et renvoyé aux autorités qui l’ont délivré”.